sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Montevideo - Só peço a todos, não deixem e ver o pô-do-sol, é incrível!!!

Só peço a todos, não deixem de ver o pô-do-sol, é incrível!!!

São 20:30 mais ou menos, o sol estava entrando no processo de despedida.

Marcado na memória estás imagens.

Aos fundos sede do Mercosul

Não entendo muito bem ainda a admiração que as pessoas tem por algo que elas não conhecem. Também não sou nenhum estudioso de fatos parecidos com isto. Mas me lembro muito bem de como as pessoas ficavam admiradas de quando eu e meu Sócio-amigo, Filipe falavamos que iamos em tal data para estes dois locais.
Bem!Primeiro analisei: deveria ser pelo fato de ser locais lindos, Punta del Este é reconhecido no mundo todo como o local que se tem umas das praias mais linda do mundo, e uma das noites mais agitadas do Planeta, isto tudo claro no verão. Segundo: vi que as pessoas com quem nós falavamos esta inserida em um contexto totalmente diferente, interior de Minas Gerais, sem mar, sem praias e sem muitas agitações e lógico; pessoas antenadas com o resto do mundo, e que algum dia de suas vidas já haviam ouvido falar de Punta y Montevideo.

Mas confesso, quem ficou mais surpreso com tudo, podem acreditar, foi o mero viajante desavisado- Eu-. Fiquei surpreso não somente com os locais por onde passei, surpreso com os aeroportos, que diferentemente de outras viagens, como para Curitiba y Buenos Aires no início deste ano, estavam vazios, não havia filas para nada. Algo está errado por ai, aviões vazios? Poltronas na classe econômica vazias? Será o efeito de baixa temporada? Sazonalidade? Pode ser também. Acredito que nem tanto, vejo que o impacto da econômia em meio a esta crise tem muito haver com isto.

Voltamos as viagens. Vôos sem atrasos, a Gol desta vez, até parece que quer adiantar nossa viagem. Chek-in rápido, embarques rápidos, espera dentro das aeronaves menos demorados como antes e enfim autorização para decolagem em menos de 08minutos. Extranho né! Deste o início muito extranho.

Uma escala em Porto alegre, e mais uma vez repetimos todos os procedimentos muito rápidos e é autorizado a decolagem e em menos de 1hora estamos em Montevideo. Claro sem esquecer que os vôos no sul do Brasil- nesta época do ano, costumam ser bem sacudidos, turbulentos - apesar das chuvas foi sem turbulências, vôos suaves, temperatura la fora segundo o comante de 74ºnegativos, altitude de 40.000 pés e velocidade de 900km/h, Boing 737-800.

Aeronave pousa na pista suavemente, de longe uma aeroporto como qualquer outro, porém pequeno e sem tubos de conexões nas aeronaves. Lembro aqui que as aeronaves que quero dizer, seria, uma da Gol que acabava de chegar com nós turistas, viajantes a trabalho e tripulação, outra aeronave, Iberia, mais nada. Extranho; pensei, para uma capital de um país!

Fazemos os desembarque pelas escadas em meio a pista, entramos em um ônibus que posteriormente nos levaria até o terminal para fazer o procedimento final de desembarque. Sou surpreendido com um monte de papéis para dá entrada no País, e claro, com um monte de perguntas do tipo, você traz mais de US$3.000,00? Avisa que não posso trabalhar no país enquanto turista, e se trago para o País materiais orgânicos, podutos naturais como sementes, frutas e outros.

Passo por uma agente federal muito simpática, que me acolhe muito bem, me deixa muito a vontade. Fato não repetido com meus colegas que passam por uma agente federal extremamente grossa, rigorosa e com vontade de mandar o turista para outro local, entendem onde, né!!!

Saimos do aeroporto e começo a pedir ajuda, entro na sala de informações, no lado de fora do desembarque, próximo ao local de pegar táxi e ônibus, peço ajuda para chegar ao Hotel, sou muito bem atendido -gostei das dicas e informações da profissional que trabalha ali.

Pergunto o valor do táxi para onde iamos, um absurdo $700,00 = R$70,00, para andar o equivalente Confins a rodoviária. Fomos de ônibus, $19,00 = R$1,90, Melhor, até agora estou sem entender, 70 reais o táxi, 25km. Descemos próximo do nosso hotel e pegamos um táxi até o local específico, $40,00 = R$4,00.
Surpresas e surpresas. Confesso que a primeira vista, a cidade é muito feia. Suja, mal organizada, tem pessoas o tempo todo vendendo algo dentro dos ônibus e sem contar o risco de ser roubado, segundo típico cidadão local. Montevideo, somente me “encantou” depois que “conformei” que a cidade estava em um país muito pobre. As coisas eram muito infracionadas e que uma Coca ou Pepsi me custava $45,00 = R$4,50 295ml, e que nem o McDonld’s da cidade não seguia um padrão como no Brasil e em Buenos Aires.

Buenos Aires! Acho que este foi meu erro, ter conhecido primeiro uma cidade tão limpa, organizada, padronizada e com preços menos inflacionados que Montevideo. Comparar as duas é um desastre para qualquer turista. Que todos me perdoem, não troco Buenos Aires por outra cidade ainda.

Enfim, conheci varios locais interesantes em Montevideo, não tive muita vontade de fazer coisas por lá, minha vontade mesmo era de chegar a hora de vir embora. Tive sim vontade de comer, no entanto se alguém pensar em ir a Montevideo e tiver preocupado onde comer, vá no restaurante La Pasiva - Plaza Constituición, o melhor Capuchino acompanhado de $39,00 = R$3,90 que tomei até hoje na minha vida. Sem contar que o local é maravilhoso. E você terá o prazer de conviver com as pessoas típicas da cidade o tempo todo. Plaza da Constituición fica na Ciudad Vieja, e restaurante bem na esquina com mesas no passeio Público coberto com guarda-sol vermelhos. As atendentes são super atenciosas.

Dia 17 de novembro 2008, fizemos nossas malas e voltamos para o Brasil. Ufá que alívio!
Dicas - não deixe de comprar em Montevideo de uma senhora bem simpática, alias todos no País são muito acolhedores, umas caixinhas de madeira, são decoradas com alumínios, onde pode ter desenhos do teatro Sólis, flores, mapas ou simplesmente invernisadas.

Visite também a sede do Mercosul, e aproveite, tire fotos nos passeios da Ramblas.

Praias, não aconselho entrar na água, muito fria.

Uma coisa eu peço para todos, quer ficar emocionado com Montevideo! Não deixe de ver o pô-do-sol, coisa mais bonita que já presenciei na minha vida. Se eu tivesse que voltar a Montevideo mais uma vez, seria pelo sol.

Eberson Oliveira,
Agente de viagens e Turismólogo
Um viajante comum.

Um comentário:

  1. Gracias por hacer el enlace a mi blog. Me es complicado el seguir toda la lectura pero a trozos entiendo de tu pasión por el viaje ( compartida por mí) y de tú última aventura por Argentina.

    Seguiré leyéndote.

    Camy

    ResponderExcluir

Analíticos